Páginas

18 de agosto de 2012

Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos

Bom gente, não sei se lembram da minha primeira - e, hã... única por enquanto - wishlist  que postei aqui no blog, se não lembram basta clicar no link acima. Bom, em um dos itens estava o Box da Série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, o qual só conseguir ter tempo de ler agora nessa greve, porque durante as aulas é bem complicado, estudar o dia todo, ter trabalhos e provas, e tudo mais complica um pouco nosso tempo né? Mas queria dizer que AMO ler, se pudesse leria 1 livro por semana ou por mês dependendo do seu tamanho e tal, mas infelizmente no momento não tenho todo esse tempo disponível para me dedicar às leituras diversas, e foi até por isso que revolvi nem criar um segundo blog só para falar de livros e tudo. Bom, mas vamos ao assunto né? As aspirações futuras para um próximo post, hehe.

Então, eu sinceramente adorei todos os livros, desde o início dessa aventura até o desfecho final. Eu vou tentar resumir um pouquinho de cada um - bem o básico mesmo, não quero criar nenhum spoiler, mesmo porque não gosto quando isso "atrapalha" a diversão de ler e ler até descobrir tudo - mas se alguém quiser mais detalhes, e só pedir. Vamos lá:


O Ladrão de Raios (Livro 1): Tudo começa em uma viagem escolar, com uma professora de matemática nada normal, um professor de latim que não era o que todos imaginavam em um museu. Como toda turma, esta não podia faltar a Nancy Bobofit, a encrenqueira, e Percy Jackson, o menino problemático que sofria com seus insultos e tentava proteger seu amigo frágil, Grover. Bom, no decorrer dessa viajem, Percy começa a descobrir sua verdadeira origem, que é um semideus, filho de Poseidon - o deus do Oceano. Até ele realmente descobrir toda a verdade, acontece alguns fatos envolvendo sua mãe, Sally, e seu padrasto, Gabe Ugliano, que aconselho a você que lia e os descubra. Bom, em uma viagem com sua mãe para a praia, Grover aparece apavorado e diz que precisavam ir embora já. No caminho são perseguidos por um Minotauro - o qual Percy destoi, e o qual aprisiona Sally no Mundo Inferior, junto a Hades (o deus dos Mortos) - até a Colina Meio-Sangue, onde Percy estaria em segurança com vários outros meios-sangue. Lá descobre que Grover na verdade era um sátiro, um protetor da natureza, e que seu professor de latim era um centauro, diretor do acampamento. Nesse acampamento ele conhece Luke, filho de Hermer - o Deus dos Viajantes - e Annabeth - filha de Atena, deusa da sabedoria, quem se torna a melhor amiga de Percy e Grover, entre vários outros semideuses. No decorrer da história, Percy é acusado de roubar o raio mestre de Zeus - o deus do Céu - mesmo sem nunca ter ido ao Olimpo, onde os deuses e suas armas ficavam, o qual se localizava acima do edíficio Empire States. Com essa acusação, Percy recebe uma missão, o que dá a ele o direito de sair do acampamento para realizar uma tarefa e levar mais dois amigos - Grover e Annabeth. Nessa missão ele vai até o mundo inferior e enfrenta Hades, mas até chegar lá, passa por várias armadilhas, uma delas por Ares, o deus da Guerra. Mas felizmente, consegue chegar ao fim de sua missão e provar sua inocência, além de conseguir libertar sua mãe daquele lugar. Entrega o raio à Zeus e explica o que realmente aconteceu e tenta dar sua opinião sobre quem estaria por trás disso tudo, mas os deuses simplesmente não quiseram acreditar, pelo menos não assumiram isso. Quando volta ao acampamento, descobre que Luke havia armado para ele, em uma das armadilhas, além de tentar matá-lo com um escorpião gigante e fugir do acampamento dizendo que destruiria todos.E assim, basicamente acontece a primeira aventura.

 

O Mar de Monstros (Livro 2): Depois de tantas aventuras vividas pelos três amigos, Grover consegue uma lincença de buscador, para ir a procura do deus Salvagem - Pã, que muitos diziam estar morto, mas ele acaba ficando preso em uma caverna com um ciclope e tenta chamar Percy para ir ajudá-lo. Além disso, Clarisse - filha de Ares - recebe uma missão para ir em busca de respostas a vários acontecimentos, e todos se encontram durante essa expedição. Percy recebe um irmão, Tyson, um ciclope que foge de todos os conceitos dos campistas. Percy consegue chegar até Grover, com a ajuda de Annabeth e de Clarisse - mesmo relutante, passando por vários truques como o das sereias, o do spa que eles encontram, além de ir parar em um navio de monstros, comandados por Cronos, aliás, por seu espirito, que vinha tentando se reconstituir e se libertar do Tártaro - parte mais profunda e escura do mundo inferior. E outro fato que faz com que essa aventura seja mais eletrizante, é a busca pelo Velocino de Ouro, o qual salvará o acampamento, que estava ficando com suas fronteiras mágicas enfraquecendo com o envenenamento da árvore de Thalia (longa história, ela é filha de Zeus, e foi transformada em um pinheiro mágico quando foi morta por um monstro), e o velocino seria capaz de salvá-la. Bom, claro que temos vários outros detalhes durante essas aventuras, mas não quero contar tudo e vocês não lerem o livro né? Então, leiam e descubram mais detalhes dessa aventura!


A Maldição do Titã (Livro 3): Bom, nesse livro, aparecem dois novos meio-sangues - Nico e Bianca DiAngelo - filhos de Hades. Bom, Thalia está reaparecida - por causa da cura do velocino, no livro 2 - e é na descoberta desses novos "campistas" que começa a nova aventura, Grover envia uma mensagem a Percy pedindo ajuda em seu resgate, então eles vão até lá. Lá eles enfrentam um novo monstro, o Dr. Espinheiro, que acaba capturando AnnaBeth e Ártemis - a deusa da caça - mesmo com a ajuda inesperada das Caçadoras, comandadas por Ártemis. Ao longo dessa aventura, Percy conhece uma mortal - Rachel - capaz de ver através da Névoa - a magia que esconde tudo desse mundo aos olhos dos mortais humanos - que o ajuda a escapar de um exército de esqueletos que os perseguiam a pedido de Cronos, o qual estava fazendo com que Luke tentasse matar Percy e levar vários campistas para o seguirem. Então, eles passam por tudo isso, Grover recebe um sinal de Pã, e eles finalmente chegam ao Monte Otris, onde um dos titãs - Atlas - estava fazendo com que Annabeth segurassem o peso do céu, até Ártemis tirá-la de lá e ficar em seu lugar, a menos que quisessem acabar com toda a humanidade e soltassem o céu. Então lá eles descobrem uma parte do plano de Cronos, ele iria usar Luke para se reestabelecer, destruiria o acampamento e logo depois o Olimpo, para ser novamente o mais poderoso. E para não esquecer de falar um pouco sobre os filhos de Hades, em um dos caminhos seguidos por eles, Bianca - que havia entrado para as Caçadoras - morre ao tentar lidar com um robô, então Nico se revolta com Percy, foge para o mundo inferior para tentar ressuscitar sua irmã, além de querer matar Percy. No final, salvam Annabeth e Àrtemis, colocando Atlas em seu lugar novamente, cumprindo sua punição. Leia o livro e descubra o quanto é fantástico tudo isso.


A Batalha do Labirinto (Livro 4): Nesse livro, a história passa ao redor do Labirinto de Dédalo, onde ficam monstros e ameaças mortais, mas seria o único modo deles conseguirem encontrar o tão famoso arquiteto Dédalo e salvar o acampamento, que estava vulnerável e a qualquer momento poderia ser atacado por Luke e seu exército, conseguindo entrar nele por uma entrada do Labirinto, por isso eles precisavam encontrar Dédalo e entender o Labirinto ou conseguir o Fio de Ariadne - o que daria todos os caminhos - antes de Luke. Nessa aventura, Tyson, Grover, Annabeth e Percy participam da busca. Como para meio-sangues o labirinto cria muitas ilusões e armadilhas, tiveram que contar com a ajuda da mortal Rachel, que via o caminho certo, até conseguirem enfim encontrar Dédalo. Mas foram tarde demais, Luke já estava com o Fio. No labirinto, Grover e Tyson saem a procura de Pã, e conseguem encontrá-lo, então ele se sente livre e acaba morrendo, deixando Grover como seu sucessor. Quando voltam para o acampamento, travam uma grande batalha, a qual no final Dédalo resolve ajudá-los e acabam vencendo a batalha, apesar de terem perdido muitos campistas. Aparece também um novo diretor de atividades, Quintus, que entrou no lugar do Sr. D - Dioniso, deus do Vinho - que havia se retirado para ajudar os irmãos. Bom, para vocês saberem sobre cada armadilha, cada caminho errado que pegaram no labirinto, leiam o livro, e surpreendente!


O Último Olimpiano (Livro 5): Nessa última aventura, Percy recebe sua Grande Profecia, que basicamente se trata de que quando completasse 16 anos escolheria o fim ou não do Olimpo. Bom, todos os campistas treinaram durante o ano todo para essa batalha com Cronos, o qual se fortalecia cada vez mais quando mais campistas ou deuses menores o apoiavam. No decorrer no livro, eles começam a batalha, enquanto Morfeu colocou todos os humanos para dormir, e Cronos colocou uma parede mágica ao redor de Manhattan. Na luta, o chalé de Ares, comandado por Clarisse, só aparecem no final, Quíron chama seus amigos e parentes centauros para ajudar, mas mesmo assim muitos morreram, e Cronos conseguiu chegar ao Olimpo. AnnaBeth, Percy e Grover foram atrás dele, e quando chegaram lá estava tudo sendo destruído, quando eles veem Cronos na grande sala de Tronos. Lá, eles tentam lutar com ele, Annabeth ainda acreditando que Luke poderia ser bom e estar ali precisando de ajuda, bom, ela estava certa, mas até Luke conseguir assumir o controle de seu corpo -  uma parte - Percy continuava lutando com ele e com seu ajudante Ethan Nakamura, um dos ex-campistas, que se revela contra Cronos e tenta matá-lo, mas infelizmente acontece o contrário. Percy estava com os mesmos poderes de Luke, pois ele mergulhou no Rio Estige - o mais poderoso. Annabeth tentava ajudar, enquanto Grover tocava uma melodia mágica em sua flauta de bambu. Enfim, ela consegue fazer com que Luke desperte, e Percy precisa confiar nele e lhe entregar a faca de Annabeth para ele acabar com Cronos - ou pelo menos por um tempo - pois ele sabia onde era seu ponto mortal, seu ponto fraco. No fim, mesmo com muitas e muitas mortes, eles conseguem salvar o Olimpo, Rachel abriga o espirito do Oráculo, que foi amaldiçoado até que Hades retirasse essa maldição. E finalmente, depois de várias aventuras juntos, Annabeth e Percy começam a namorar. Rachel lança uma nova profecia, a qual será tratada em uma nova série de Rick Riordan.

Então, achei essa série ótima, ela te prende do inicio ao fim! E ainda te deixa com uma vontade enorme de ler a próxima série - Os Heróis do Olimpo, que dá sequência a essa série, e que já temos dois livros publicados aqui: O Herói Perdido e O Filho de Netuno. Espero lê-los logo, logo e conto para vocês sobre eles! Espero que tenham gostado desse primeiro post de mais um novo assunto do blog, sobre livros e resenhas. E me desculpem por estar um post muito intenso, tentei ao máximo falar só o básico, tanto para não criar spoilers como para não ficar muito extenso, mas são quatro livros, então foi o máximo que consegui fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, volte sempre! :)